Pedro Sanchez e Pablo Iglesias - Foto: Reprodução/Twitter

Por Plinio Teodoro, da Revista Fórum

O governo da Espanha, comandado pela coalização de esquerda entre o PSOL e o Unidas Podemos, anunciou um acordo nesta terça-feira (27) para elevar a taxação de ricos e grandes empresas, como forma de repor perdas da pandemia e aumentar os investimentos na retomada da economia.

“Hoje inauguramos uma nova etapa que deixa para trás o caminho neoliberal”, disse o segundo vice-presidente Pablo Iglesias, do Podemos, segundo informações do El Pais.

O acordo, anunciado pelo primeiro-ministro Pedro Sanchez, prevê aumento do imposto de renda para os grandes grupos empresariais, ao limitar as isenções por dividendos e lucros gerados por sua participação em filiais.

O governo espanhol ainda mirou três grupos de contribuintes de pessoas físicas, com ganhos superiores a 200 mil euros (equivalente a R$ 1,34 milhão), que terão aumentos no imposto de renda para compensar as perdas da classe média e dos mais pobres.

Investimento recorde

No total, serão atingidos pelo aumento de impostos cerca de 36.200 espanhóis, que correspondem a 0,17% dos contribuintes.

Segundo Sanchez, com as mudanças a Espanha terá um investimento público recorde de 239,76 bilhões de euros. Concretamente, antecipou que o investimento em educação aumentará 70%, com um acréscimo de 514 milhões de euros nas bolsas de estudos e 1,5 bilhão em quatro anos para a modernização da formação profissional.