Xi Jinping - Foto: agência Xinhua

Por Marcelo Hailer, da Revista Fórum

A China felicitou, nesta sexta-feira (13), o presidente eleito dos EUA, Joe Biden (Democrata), por sua vitória contra o Republicano Donald Trump. O reconhecimento da eleição de Biden por parte do governo chinês ocorre mais de uma semana depois da eleição norte-americana.

“Respeitamos a escolha do povo americano. Expressamos nossas felicitações ao Sr. Biden e à Sra. Harris, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, durante coletiva de imprensa. Wang também disse que o “resultado das eleições nos Estado Unidos será determinado de acordo com as leis e procedimento dos Estado Unidos”, informa o DW.

Os EUA vivem um impasse, pois, o presidente Donald Trump ainda não reconheceu a derrota e tenta, na justiça, reverter o resultado.

Resultado oficial

DW, NYT e outros portais internacionais destacam o fato de que a Rússia, o Brasil e o México ainda não reconheceram a vitória de Joe Biden. Os governos dos respectivos países afirmam que vão esperar o resultado oficial para parabenizar o presidente eleito dos EUA.

O porta-voz do Kremlim, Dmitry Peskov, declarou, na última segunda-feira (9), que o governo russo acredita ser correto “aguardar o anúncio oficial dos resultados da eleição”.