Protesto em Portland - Foto: Sergio Olmos/Twitter

Por Plinio Teodoro, da Revista Fórum

As declarações de Donald Trump sobre supostas fraudes no processo eleitoral nos Estados Unidos estão incitando protestos em diversas cidades do país, antes mesmo do fim da contagem oficial dos votos.

Após pedir recontagem de voto em Wisconsin e tentar suspender a apuração na Pensilvânia, Geórgia e Michigan – denunciando um “grande número de cédulas rejeitadas secretamente” -, Trump compartilhou nas redes link do site de extrema direita Breitbart News, que já foi dirigido por Steve Bannon, sobre “caos” na contagem de votos em Detroit.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1324139647111409667

A reportagem mostra justamente um grupo de partidiários de Trump em um protesto para tentar interromper a apuração na cidade mais populosa de Michigan. Biden venceu no estado, tido como um dos decisivos, e ficou mais perto da projeção de 270 delegados que podem garantir ao democrata a vitória nas eleições.

https://twitter.com/GlbBreakNews/status/1324090524060495874

Portland

Em Portland, no estado do Óregon, epicentro dos protestos antirracistas após o assassinato de George Floyd, centenas de pessoas foram às ruas e ao menos 11 foram presas em protestos contra as declarações de Trump pedindo a recontagem de votos.

Com 82,3% das urnas apuradas no estado, Biden vence com 57% dos votos. Trump tem 40%.

Em Nova Iorque, os ânimos ficaram acirrados quando manifestantes foram às ruas em um chamado pela “Justiça, Igualdade e Democracia”, sob a bandeira de “Contem cada voto”.

Centenas de pessoas se concentraram, nesta quarta-feira (4), nas escadarias da Biblioteca Pública de Nova Iorque, na Quinta Avenida de Manhattan, após anúncio feito por Trump de pedir a recontagem de votos em Wisconsin.

Houve confrontos entre a polícia e os manifestantes e mais de 20 pessoas foram detidas, segundo a polícia novaiorquina, que divulgou “armas” confiscadas durante o ato, como duas facas.

Foram registrados ainda protestos em Washington DC e Minneapolis.