Joe Biden - Foto: Wikimedia Commons

Por Luisa Fragão, da Revista Fórum

Funcionários de comissões eleitorais dos Estados Unidos, tanto os que atuam em estados de maioria republicana quanto democrata, disseram não ter evidências de que houve fraude ou outras irregularidades na disputa presidencial. As informações foram publicadas na noite desta terça-feira (10) no The New York Times.

Segundo pesquisa da Reuters/Ipsos, 79% dos norte-americanos reconhecem Biden como presidente eleito. O levantamento foi realizado entre sábado (7) e terça, apontando que apenas 13% dos norte-americanos acreditam que a disputa ainda está aberta, enquanto 5% disseram não saber e apenas 3% creem que o atual presidente do país, Donald Trump, venceu.

Para 72% dos entrevistados, o mandatário deveria admitir a derrota e 60% acreditam que haverá uma transferência pacífica de poder em janeiro.

Nos últimos dias, com a contagem dos votos apontando vitória ao democrata Joe Biden, Trump passou a alegar que a eleição foi fraudulenta e exigiu a interrupção da apuração. Membros da administração do mandatário e republicanos do Congresso, assim como aliados de direita, também endossaram a teoria.

Funcionários de alto escalão das comissões eleitorais, no entanto, relataram que o processo foi um “sucesso”, inclusive com comparecimento recorde, apesar das complicações da pandemia.

Comissões

O levantamento do The New York Times foi realizado junto às comissões eleitorais de todos os estados norte-americanos na segunda (9) e terça-feira (10). Ao todo, 45 responderam diretamente, através de entrevistas ou comunicados, e nos demais foram contatados outros responsáveis ou usadas declarações públicas dos secretários de estado.

De acordo com o jornal, alguns estados descreveram apenas pequenos problemas comuns em eleições, como casos de votação ilegal ou dupla, algumas falhas técnicas e pequenos erros matemáticos. Funcionários eleitorais em todos os estados estão responsáveis por sua própria revisão da votação.