Foto: CNN

Por Luisa Fragão, da Fórum

Os Estados Unidos registraram nesta quarta-feira (15) um novo recorde no número de mortos por coronavírus em 24 horas. Foram 2.569 vítimas fatais da doença, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins. Fotos compartilhadas pela equipe de emergência do Hospital Sinai-Grace, em Detroit, mostram que corpos das vítimas precisaram ser empilhados em quartos vazios.

Os registros foram publicados em uma reportagem da CNN, que informou que as fotos são do início de abril, durante um dos plantões de 12 horas do hospital. Naquela época, a instituição atendia de 100 a 130 pacientes por vez. Nos últimos dias, no entanto, funcionários contam que a carga de casos caiu para cerca de 50 pacientes.

Profissionais do hospital entrevistados pela reportagem sob condição de anonimato confirmaram que pelo menos um quarto, que normalmente é usado para exames sobre hábitos do sono, foi transformado em um local para armazenar corpos. A equipe do necrotério não trabalhava à noite e o local já estava cheio.

Em uma das fotos, dois corpos foram colocados em uma cama, lado a lado, e outro corpo foi colocado em uma cadeira ao lado da cama. Todos os três corpos estão em sacos brancos. Em outro registro, mais de 10 sacos de corpos são mostrados sobrepostos dentro de uma unidade de refrigeração do hospital.

O número de casos confirmados nos Estados Unidos é o maior do mundo. São 637.359, mais que o triplo do segundo país mais afetado, a Espanha, que tem 180.659. Em terceiro lugar está a Itália, com 165.155.