Donald Trump - Foto: Joyce N. Boghosian/Casa Branca

Por Julinho Bittencourt, da Revista Fórum

De acordo com boletim médico divulgado pela Casa Branca, na noite deste sábado (3), o presidente americano Donald Trump, diagnosticado com Covid-19 na madrugada de sexta-feira, teve melhora substancial, mas ainda não está fora de perigo.

O médico Sean Conley informa que Trump está bem, trabalhando, sem febre e também sem necessidade de oxigênio suplementar, mas ainda não está fora de perigo. “Ele passou a maior parte da tarde trabalhando e tem se movido na suíte médica sem dificuldade”.

O boletim foi divulgado um dia depois do desencontro de informações na Casa Branca. Conley passou a mensagem de que Trump estava bem, mas o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, traçou um quadro mais sombrio ao informar que as próximas 48 horas serão críticas. 

Segundo Meadows, os sinais vitais de Trump foram preocupantes na sexta-feira. A informação foi inicialmente divulgada em off, mas horas depois a imprensa americana revelou que Meadows era a fonte.

Trump precisou de suplementação de oxigênio na sexta-feira na Casa Branca, antes de ser transferido para o hospital militar Walter Reed.

“Teste real”

Trump apareceu, em vídeo publicado na última noite, com aparência abatida e disse que nos próximos dias terá um “teste real”. “Vamos ver o que acontece nos próximos dias”, disse o presidente. 

Aos 74 anos e obeso, Trump é parte do grupo de risco que pode ter complicações decorrentes do contágio por coronavírus.

Com informações do Estadão