Donald Trump - Foto: Reprodução

Por Ivan Longo, da Revista Fórum

Conforme esperado, ao ver que o democrata Joe Biden vem criando condições de vencer as eleições dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump passou a denunciar suposta fraude eleitoral. Ainda na madrugada desta quarta-feira (4), mesmo com Biden liderando nos votos populares e nos votos dos colégios eleitorais, o republicano se autodeclarou vencedor. Já na parte da tarde de quarta, a campanha de Trump anunciou que pedirá recontagem dos votos em Wisconsin.

“Há relatos de irregularidades em vários locais do Wisconsin, que alimentam dúvidas sobre a veracidade dos resultados. O presidente está dentro do limite para solicitar uma recontagem, e assim o fará imediatamente”, diz o comunicado da campanha republicana.

O anúncio sobre a recontagem em Wisconsin vem após Biden virar nas projeções e passar a liderar no estado. No início da apuração e ao longo da madrugada, Trump aparecia à frente no colégio eleitoral, mas já era esperado que muitos votos emitidos pelos correios passassem a ser contabilizados hoje e, com isso, o democrata despontou na liderança.

Segundo apuração da Associated Press, até às 15h50 desta quarta-feira (4) 95% dos votos no estado tinham sido apurados, e Biden liderava com 49,6%, contra 48,9% de Trump.

O estado tem sido considerado decisivo para garantir a vitória de algum dos candidatos. Quem vencer em Wisconsin garante dez delegados eleitorais. Até o momento, Biden tem 238 delegados, contra 214 de Trump. Vence a eleição quem conseguir 270 delegados.

Prazo

Caso Trump concretize seus planos de pedir recontagem em Wisconsin, ele terá três dias para fazê-lo após o término da apuração. A partir de então, o estado tem até 13 dias para realizar a recontagem. Ou seja, o resultado da eleição presidencial estadunidense pode vir a ser oficializado somente em duas semanas.

Além de Wisconsin, Trump e Biden disputam voto a voto outros estados que ainda não têm resultados definidos e que são considerados decisivos para garantir a vitória, como Michigan (16 delegados), Geórgia (16 delegados) e Nevada (6 delegados).