Foto: Reprodução

Por Victor Farinelli, da Revista Fórum

Em apenas cinco dias, o mundo passou de 10 milhões para 11 milhões de casos de Covid-19, a infecção causada pelo coronavírus, segundo os números do observatório da Universidade Johns Hopkins.

A última marca redonda aconteceu na tarde de domingo (28), e já nesta sexta-feira (3), outro recorde foi alcançado.

Os números reforçam a declaração do secretário-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, de que a velocidade de propagação da doença está aumentando de forma preocupante, especialmente nas Américas. Até então, cada novo milhão de casos demorava entre sete e oito dias para se concretizar.

Tanto é assim que os dois países mais afetados estão no continente americano. Os Estados Unidos passaram de 2,5 milhões de infectados no domingo para 2,7 milhões nesta sexta, enquanto o Brasil tinha 1,3 milhão naquele então, e agora tem 1,5 milhão. Juntos, ambos totalizam cerca de 400 mil novos contágios, quase metade do produzido durante o período.

Mais países

Outros três países da América Latina, Peru (5º), Chile (6º) e México (10º), também ganharam posições nos últimos dias, e fizeram com que metade dos países que estão entre os dez primeiros no mundo em número de casos seja das Américas.

Quando se chegou aos 10 milhões, também havia cerca de 500 mil mortes (taxa de letalidade de 5%), e 5 milhões de pessoas curadas (50% de taxa de recuperação). Agora, com os 11 milhões, as mortes são 527 mil e as pessoas curadas são 5,8 milhões.