Foto: Reprodução/Vídeo

Após os bailes funk e o “Pagode da Covid”, registrados nos últimos dias em Santos, Guarujá e São Vicente, agora o desrespeito ao protocolo de combate ao novo avanço do coronavírus chegou à orla da praia santista.

Neste domingo (27), por volta das 18 horas, foi registrada uma multidão de jovens em fila, sem máscara ou, sequer, respeitando o distanciamento social, em frente à Moby Dick, tradicional casa noturna de Santos.

O Folha Santista entrou em contato com o Moby Dick. Porém, até o fechamento da matéria não houve resposta.

O Folha também solicitou um posicionamento da prefeitura de Santos. Em nota, o retorno foi o seguinte:

A Guarda Civil Municipal (GCM) informa que, primeiro, registrou a ocorrência de aglomeração de pessoas sem máscaras em frente ao estabelecimento, na tarde deste domingo (27). A corporação esteve no local e orientou as pessoas quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras. O gerente do local também foi orientado para organizar e agilizar a entrada dos frequentadores a fim de desobstruir a calçada e evitar aglomeração.

Depois, no período noturno, a GCM juntamente com o Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp) fiscalizou denúncia de irregularidades dentro da casa noturna, que foi multada por não garantir o distanciamento necessário e o uso de máscara pelo público presente. O valor da multa é de R$ 10 mil e o local também foi esvaziado.  

A prefeitura destaca que as ações da GCM e do Defemp foram intensificadas em toda a Cidade. A população tem à disposição, 24h/ dia, o telefone 153 (interligado ao Centro de controle Operacional – CCO) e o 162, da Ouvidoria. Nos casos de grandes aglomerações, a Polícia Militar deve ser acionada através do telefone190.

Mais multas

Também por descumprirem o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, um bar, no Gonzaga, e um espaço de eventos, no Centro, em Santos, foram intimados a esvaziar o espaço imediatamente e multados em R$ 10 mil, na madrugada deste domingo (27). Os fiscais constataram aglomeração de pessoas, que não usavam máscara.

Outro bar, também no Gonzaga, foi intimado a encerrar as atividades por ter passado do horário permitido (meia-noite).

A assessoria da prefeitura não divulgou os nomes dos estabelecimentos que não estavam cumprindo o protocolo de combate à Covid-19.

Assista ao vídeo: