Foto: Divulgação/Expo Retomada

A cidade de Santos foi escolhida para receber o primeiro evento-teste do governo de São Paulo para preparar o retorno de atividades econômicas no segundo semestre. Vale ressaltar que o município ainda registra número expressivo de casos de Covid-19.

A Expo Retomada acontece nesta quarta (21) e quinta-feira (22) e integra um calendário de 30 eventos. Os participantes serão monitorados pelo governo estadual por duas semanas.

A feira, que conta com espaços para debates, exposições e demonstração de produtos e serviços, reúne mais de 40 empresas, que pretendem demonstrar os protocolos de segurança e inovações. De acordo com a organização, várias medidas de proteção contra a Covid-19 estão sendo aplicadas.

Essas ações são seguidas pelos funcionários e participantes da exposição. Os protocolos sanitários foram elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, de São Paulo, e são os seguintes:

Testagem rápida da Covid-19 na entrada; aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada; acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana; uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento; corredores mais largos para garantir o distanciamento; restrição de horário de permanência aos visitantes, fixado em até três horas.

O evento é realizado no Santos Convention Center, das 11 às 17 horas, e a expectativa é que reúna cerca de 750 visitantes por dia, e até 1,5 mil pessoas no total.

Os participantes precisaram aceitar um termo de consentimento e de responsabilidade, alegando não sofrer nenhuma comorbidade. Todos tiveram de se credenciar para receber um QR code e ter, assim, acesso à exposição. Também passam por testagem rápida obrigatória para identificar possível contaminação por Covid-19.

Monitoramento

As secretarias municipal e estadual de Saúde monitoram todos os participantes por duas semanas para identificar eventuais contágios.

Os agentes de saúde encaminharão mensagens de texto e telefonarão para as pessoas que estiveram no local para obter informações se houve contágios. O monitoramento também poderá ser feito dentro dos aplicativos de aquisição dos ingressos.

Com informações do G1