A "Expo Retomada" será no Santos Convention Center - Foto: Divulgação/PMS

Mesmo com o número de casos e mortes por coronavírus ainda em patamares preocupantes, Santos receberá um dos dez eventos-teste oficiais, divulgados pelo governo de São Paulo, para definir protocolos de retorno das atividades econômicas na pandemia do coronavírus.

A “Expo Retomada” está programada para os dias 21 e 22 de julho, das 11 às 17 horas, no Santos Convention Center. A expectativa é que o evento receba 750 visitantes por dia, 1.500 no total, portanto, com testagem obrigatória, além dos demais protocolos de segurança contra a Covid-19.

O objetivo, de acordo com o governo estadual, é “criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência de retomada das atividades do setor de eventos no segundo semestre”.

Segundo o governo, estão programados dez eventos no estado com diversos formatos. A “Expo Retomada”, por exemplo, terá foco na modalidade Evento de Negócios, que inclui congressos e feiras. Outros setores, como corporativos e sociais, terão seus próprios eventos-teste.

Todos terão limitação de público, acesso controlado, cumprimento de protocolos e testagem rápida obrigatória para todos os participantes.

Também será realizado um monitoramento nas duas semanas posteriores, em parceria com as secretarias de Saúde estadual e municipal, para que se obtenha informações a respeito de eventuais contágios dos participantes.

Ainda de acordo com os idealizadores da “Expo Retomada”, o evento não tem fins lucrativos e terá aplicação e demonstração prática de inúmeros protocolos sanitários elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, de São Paulo.

“Proteção”

O governo de São Paulo, via nota, disse que os eventos-teste estão sendo estruturados para assegurar proteção do público e profissionais envolvidos.

Já a prefeitura de Santos informou que, até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não foi acionada para prestar apoio ao evento.

Com informações do G1