Foto: Prefeitura de Barueri

A consulta realizada pela prefeitura de Santos com pais ou responsáveis, alunos, professores e outros profissionais da educação a respeito da retomada das aulas presenciais foi concluída. No entanto, o resultado só será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação nos próximos dias.

As redes estadual e privada de ensino também participaram da pesquisa. O objetivo é que, de acordo com o resultado do levantamento, a cidade defina se as aulas presenciais serão retomadas em 2020, devido ao coronavírus.

Santos, em números atualizados, registra 19.302 casos confirmados e 611 mortes por Covid-19, desde o início da pandemia.

Em caso de aprovação, o retorno às aulas deverá acontecer no formato de rodízio de alunos. Em uma fase inicial, apenas 35% dos estudantes de cada classe poderão frequentar a sala de aula por dia. Os demais seguirão com as aulas online. Na etapa seguinte, até 70% dos alunos e, na terceira, todos.

Na sexta-feira (18), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado de São Paulo está mantida para o dia 7 de outubro, apesar do grande número de casos e mortes por Covid-19.

Evasão escolar

Entretanto, somente os alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltarão neste primeiro momento. Os estudantes do Ensino Fundamental deverão voltar no dia 3 de novembro.

A alegação do governo é que o retorno do Ensino Médio e do EJA acontece antes, porque “essas etapas são mais afetadas pela evasão escolar”.