Foto: Reprodução

Santos vai fazer uma nova consulta à comunidade escolar sobre a retomada das aulas presenciais nas escolas da cidade. A prefeitura publicou um questionário que deve ser respondido por pais e professores.

O diferencial é que, desta vez, as redes estadual e privada também precisarão ouvir a opinião da comunidade escolar. A pesquisa, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, ficará disponível no site da prefeitura até 19 de setembro.

A medida se baseia na Resolução nº 61, da Secretaria de Estado da Educação, de 31 de agosto, que prevê a necessidade de consulta à comunidade escolar sobre definição de protocolos sanitários e de testagem para o coronavírus.

De acordo com o que foi definido pelo “Plano São Paulo” de flexibilização, a volta às aulas presenciais está prevista para 7 de outubro, no caso de todo o estado de São Paulo estar na zona amarela (fase 3) do plano. 

Rodízio

A retomada das atividades escolares adotará rodízio. Na primeira fase, apenas 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as aulas. O restante continuará de forma remota. Na segunda fase, até 70% e, na terceira, 100%.

Conforme o decreto, publicado na quinta-feira (10), poderão ser oferecidas atividades de reforço, recuperação, esportivas e culturais, além de acolhimento emocional, orientação de estudos, plantão de dúvidas e avaliações diagnósticas.

As escolas poderão, ainda, oferecer estrutura de tecnologia para alunos que não possuem equipamentos para acompanhar as atividades remotas. O questionário estará disponível no Santos Portal.