Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apesar dos números ainda alarmantes da pandemia do coronavírus, a prefeitura de Santos anunciou, nesta sexta-feira (16), que vai antecipar a retomada de setores do comércio. Restaurantes, salões de beleza e academias poderão funcionar a partir deste domingo (18), junto com o retorno dos cultos religiosos, de acordo com reportagem e Matheus Müller, em A Tribuna.

O governo do estado de São Paulo havia definido que a volta dessas atividades aconteceria no início da semana. O decreto municipal será publicado neste sábado (17).

Os estabelecimentos estão liberados para funcionar com até 30% da capacidade, diferentemente da determinação de 25% do governo do estado.

Conforme a última atualização, nesta sexta, Santos registrou mais 149 notificações e casos de Covid-19 e oito mortes, nas últimas 24 horas. Com isso, a cidade soma 41.277 infectados e 1.377 vítimas fatais da doença, desde o início da pandemia.

“Independentemente de o governo do estado abrir apenas no sábado (24) os restaurantes e academias, eu me posicionei hoje (sexta) que nesta semana já abriria, porque entendo que tem que ser feito de forma gradual, com contratações de profissionais e para que não haja tumulto no próprio sábado, com uma explosão de pessoas indo aos restaurantes”, tentou justificar o prefeito Rogério Santos (PSDB). 

O tucano esteve na capital durante a coletiva do governo e apresentou a decisão ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. Segundo o prefeito, ele entendeu a antecipação.

Dosagem

“Em Santos, nós fomos mais duros do que o estado, quando fizemos o ‘lockdown’ e, agora, com os resultados que a cidade tem, estou sendo mais flexível que o estado. Então, é uma dosagem de acordo com a necessidade do município. E quero ressaltar que, antes de abrir comércio, nós abrimos UTIs, ao contrário de outros municípios, que abriram tudo antes de UTIs”, alega.