Foto: Divulgação/PMS

Não é apenas a Santa Casa que registrou aumento no número de casos da Covid-19 em Santos, conforme divulgado pelo Folha Santista nesta terça-feira (17), o que provocou o remanejamento dos agendamentos de cirurgias, exames e consultas. Vários hospitais da cidade estão com a taxa de ocupação de leitos específicos para a doença perto de sua lotação máxima.

A própria prefeitura informou que um hospital particular já não tem mais leitos disponíveis e outros dois, que também são privados, registram índices de ocupação superiores a 90%.

Na segunda-feira (16), 274 pacientes foram hospitalizadas, enquanto nesta terça (17) o número subiu para 281 (+ 2,5%). Do total de hospitalizados, 155 residem em Santos (55%) e 126 em outras cidades da região (45%).

Há, ainda, 125 pacientes ocupando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade: 68 moradores de Santos (54,4%) e 57 de outras cidades (45,6%).

Na rede pública, o cenário é diferente, com somente 22% de ocupação de leitos de clínica médica. Entre as 265 vagas em UTI, a ocupação é de 47% (redes pública e privada). No SUS, esta taxa é de 32% e, na rede privada, de 64%. Existem, também, dois hospitais particulares com ocupação máxima dos leitos de UTI específicos para Covid-19.

Relaxamento

A prefeitura de Santos, por meio de nota, diz que o aumento no número e casos da doença na cidade está diretamente relacionado ao relaxamento das medidas preventivas por parte da população.

Ainda segundo a nota, o poder público continuará com a “fiscalização do uso de máscara em comércios, vias e transporte público, além de reforçar, pelos seus canais oficiais de comunicação, a importância de se seguir todas as medidas protetivas recomendadas pelas autoridades sanitárias (uso de máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações, etc)”.

“O Município destaca que mantém ampla estrutura hospitalar para garantir a internação para todos os pacientes que precisarem e realiza a triagem dos casos suspeitos da doença no Centro de Testagem Covid-19 (Av. Afonso Pena, 386) e nas UPAs Central (Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias), Noroeste (Av. Jovino de Melo, 927, Areia Branca) e Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/nº, Estuário)”.