Fotos: Luigi Bongiovanni

O primeiro dia da Expo Retomada, primeiro evento-teste do governo de São Paulo visando à preparação para o retorno das atividades econômicas, registrou mais de 800 visitantes nesta quarta-feira (21). A exposição continuou nesta quinta (22), no Santos Convention Center, em Santos.  

A Expo Retomada é o primeiro de um calendário de 30 eventos do governo estadual que seguirão protocolos sanitários. Os participantes, incluindo visitantes e trabalhadores, serão monitorados por até duas semanas após o evento.

Nesta quarta, o local recebeu 846 pessoas, porém, apenas 750 puderam permanecer na exposição ao mesmo tempo. Todos foram testados contra a Covid-19, na entrada do evento, e só puderam entrar após negativar para a doença.

Uma enfermeira, que trabalharia no evento, testou positivo, na triagem. Ao receber o resultado, ela foi conduzida à uma Unidade Básica de Saúde de Santos. Nenhum outro participante testou positivo.

Protocolos sanitários

Além dos testes, outros protocolos sanitários, desenvolvidos em parceria com o Hospital das Clínicas, foram adotados: aferição de temperatura de todos os visitantes na entrada; acesso controlado por QR code, sem necessidade de intervenção humana; uso de máscaras obrigatório em toda a área do evento; corredores mais largos para garantir o distanciamento; restrição de horário de permanência no evento aos visitantes, fixado em até 3 horas.

Além disso, os participantes precisaram aceitar um termo de consentimento e de responsabilidade alegando não sofrer comorbidade.

Com informações do G1