Foto: Reprodução/PMS

O médico infectologista santista, Marcos Caseiro, classifica como um “grave equívoco” a decisão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que encerrou a quarentena em todo o estado, nesta terça-feira (17). Com isso, acabam as restrições ao funcionamento do comércio e outros serviços.

“Eu acho que o governador está mostrando a face real dele, que é o BolsoDoria. A medida é um grave equívoco. Mas ele vai ter tempo para se arrepender. A cepa Delta chegou e está se expandindo muito rapidamente. Basta observar o que está ocorrendo no Rio de Janeiro: em alguns locais, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão com quase 90% de ocupação”, relata Caseiro.

“Certamente, será um setembro ruim por conta da expansão de casos. A Delta tem alta transmissibilidade e o mais interessante: saiu uma publicação esses dias mostrando que quase 40% dos indivíduos que tiveram a P1, a cepa que se disseminou no Brasil, permanecem suscetíveis à reinfecção pela Delta”, revela o médico.

Caseiro reitera que “essa abertura geral certamente terá graves repercussões. Este é o panorama. Acredito que teremos um setembro muito complicado, com aumento grande de casos”, completa.

Divergência

A decisão ocorre justamente no momento em que a variante Delta do coronavírus avança no país.

O governo do estado classifica a medida como “retomada segura”. Porém, o próprio grupo de cientistas que auxilia o governo paulista na gestão da pandemia, o Centro de Contingência, não concorda com isso. O grupo, inclusive, foi dissolvido por Doria.

São Paulo tem quase 70% da população adulta vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose. Contudo, somente 29% dos moradores do estado receberam as duas doses, o que é preciso para assegurar proteção eficaz contra o coronavírus.