Foto: Divulgação/PMG

Em uma medida que provocou reações contrárias de especialistas, o governo do estado de São Paulo decidiu, nesta terça-feira (17), revogar a quarentena um ano e cinco meses depois de decretada. Com isso, todas as restrições ao funcionamento de serviços de comércio não existem mais.

Eventos sociais, culturais e feiras empresariais também estão liberados, mas com controle de público. A utilização de máscara de proteção contra a Covid-19 continua obrigatória em todas essas situações, assim como recomendações de distanciamento social e protocolos de higiene.

A decisão ocorre justamente no momento em que a variante Delta do coronavírus avança no país.

O governo do estado classifica a medida como “retomada segura”. Porém, o próprio grupo de cientistas que auxilia o governo paulista na gestão da pandemia, o Centro de Contingência, não concorda com isso. O grupo, inclusive, foi dissolvido pelo governador João Doria (PSDB).

“A abertura nesse momento é muito prematura. A variante Delta está avançando e vimos o que ela causou em outros países. Nós alertamos que a vacina não protege 100% contra a Delta, ainda mais com a maior parte da população só com uma dose”, afirmou o infectologista Marcos Boulos, que integrava o grupo agora dissolvido.

“Não foi uma dissolução litigiosa, mas, evidentemente, nossa preocupação com a Delta não está na mesma frequência que a tendência de abertura do governo. A revisão, nesse caso, é natural”, declarou o infectologista Carlos Magno Fortaleza, que foi integrante do centro.

São Paulo tem quase 70% da população adulta vacinada com a primeira dose. Contudo, somente 29% dos moradores do estado receberam as duas doses, o que caracteriza proteção eficaz contra o coronavírus.

Como ficam os serviços

A liberação do funcionamento do comércio e serviços está autorizada para todos os 645 municípios do estado de São Paulo. Entretanto, cada cidade pode decidir sobre a adesão à reabertura.

O que vai funcionar sem restrições:

Comércios e serviços como bares, lanchonetes e restaurantes; shoppings, galerias, lojas; academias de ginástica e clubes; salões de beleza, barbearias e clínicas de estética; museus, cinemas, teatros e shows com público sentado.

Eventos sociais, culturais e feiras empresariais:

Estão liberados, com controles de filas e espaços com demarcações e distanciamento social. No caso de casamentos, formaturas e jantares, por exemplo, são proibidas pistas de dança e deve haver distanciamento entre as mesas. Consumo de alimentos e bebidas é permitido apenas para convidados sentados.

Shows com público em pé, pistas de dança e torcidas em estádios:

Continuam proibidos. A previsão é que esses eventos sejam autorizados a partir de 1 de novembro.

Supermercados, bancos, farmácias e postos de gasolina:

Classificados como serviços essenciais, já tinham autorização de funcionamento em qualquer horário.

Com informações de O Globo e Folha de S.Paulo