Bertioga autorizou a reabertura dos templos religiosos - Foto: Divulgação

Após Praia Grande oficializar um decreto (6955/2020), autorizando o funcionamento de templos religiosos no município, agora foi a vez de Bertioga (decreto 3359/2020).

Apesar do aumento de casos e mortes do novo coronavírus na região, ambas as cidades justificam que a medida vai ao encontro do Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, assinado por Jair Bolsonaro, que qualificou como “essenciais” as atividades religiosas.

O formato do funcionamento difere entre os dois municípios. Em Praia Grande, as igrejas e outros locais de encontros religiosos só podem funcionar às terças e aos domingos, com duração máxima de 1h30.

Já em Bertioga, missas, cultos e outras cerimônias religiosas poderão funcionar entre 6 e 22 horas, também com duração máxima de 1h30 por evento.

Os dois municípios obrigam a utilização de máscara durante as cerimônias, além de exigir a disponibilidade de álcool em gel ou água e sabão na entrada para higienização dos fiéis.

Outra medida é a limitação na ocupação dos locais em até 30%, mantendo distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Em Praia Grande, em locais com mais de 100 metros quadrados, é necessário medir a temperatura corporal dos frequentadores, sendo proibida a entrada de quem estiver com mais de 37ºC.

Casos e mortes

Até a manhã desta terça-feira (5), Praia Grande registrava 535 casos confirmados do novo coronavírus, 32 mortes e 310 pacientes suspeitos. Bertioga, por sua vez, somava 20 casos, com uma morte e 15 suspeitos.