Rose projetou e fabricou uma câmara de proteção contra as gotículas que voam do spray do motorzinho usado por ela - Fotos: Divulgação

No início da pandemia do coronavírus, a dentista Rose Marques idealizou o Projeto Protegendo Sorrisos, que produziu e distribuiu gratuitamente 17 mil protetores faciais para auxiliar os profissionais de saúde, que atuam diretamente no atendimento às pessoas infectadas.

Agora, ela montou, em seu consultório, uma verdadeira “operação de guerra” contra a Covid-19, para continuar atendendo seus pacientes com segurança.

Na entrada principal do imóvel de 600 metros quadrados, funcionários e pacientes passam por um túnel de desinfecção com quaternário de amônia, que pertence a uma família de compostos antimicrobianos agentes ativos catiônicos fortes, e obtém uma grande ação desinfetante.

Todas as pessoas que entram na clínica têm a temperatura verificada também. “O túnel bactericida e virucida faz a desinfecção do paciente dos pés à cabeça, além das roupas, bolsa, telefone celular e sapatos. Colocamos também álcool gel em todos os ambientes da clínica. Além disso, os pacientes usam um jaleco e sobre ele uma capa de chuva descartável”, explicou Rose.

Na hora do atendimento, as medidas de proteção continuam. Ela criou, projetou e fabricou uma câmara de proteção contra as gotículas que voam do spray do motorzinho usado pela dentista.

“São feitas de tubo PVC revestido de acetato. Mais uma medida de proteção para os pacientes e os dentistas também”, afirmou.

Rose Marques usando um dos protetores faciais produzidos por ela

Higienização

“Nossos pacientes fazem bochechos com água oxigenada antes de cada atendimento. Estamos espaçando as consultas e mantendo uma distância segura das poltronas da recepção, pois o consultório é bem amplo. Todos que chegam respondem perguntas relacionadas com o Covid-19. O espaço físico e os aparelhos são constantemente higienizados e adquirimos uma grande quantidade de motorzinhos que são trocados entre as consultas. Fomos treinadas pela enfermeira Maria Antonieta Velasco sobre uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), paramentação e desparamentação, entre outros cuidados específicos contra a Covid-19”, acrescenta Rose.