"Não permito que ninguém pague", diz Rose (à esq.) Fotos: Alex Ferraz

Um pedido, feito por uma de suas pacientes, despertou na dentista Rose Marques uma ideia que está beneficiando milhares de profissionais, que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus. Junto com um grupo de amigos, ela produziu 11 mil protetores faciais para auxiliar quem atua diretamente no atendimento às pessoas infectadas.

“A ideia surgiu no dia 21 de março. Uma paciente me mandou uma mensagem perguntando onde eu adquiria as viseiras que uso em meu consultório. Respondi que comprava na Alemanha. Ela falou que conhecia uma médica que precisava muito e se eu poderia arranjar para ela. Disse que eu tinha duas e que poderia arrumar uma para a médica, conta Rose, implantodontista (dentista especialista em implantes), proprietária da clínica Estética Dental, em Santos.

Ela relembra que no dia seguinte, a médica foi ao seu consultório. “Eu dei a viseira para ela e lembrei que tinha trazido 25 películas de refil para trocar quando arranhasse. Então, falei para ela levar as películas”, diz.

Depois disso, Rose telefonou para outra de suas pacientes, uma enfermeira que trabalha no Hospital Guilherme Álvaro. “Perguntei se ela precisava de protetores e ela disse que sim. Perguntei, também, quantos ela queria, sem resposta. Indaguei quantas pessoas trabalhavam lá e ela falou 450. Percebi, então, que tinha de fabricar muitos”.

Animada com a ideia, a dentista comprou 140 óculos de proteção e folha de acetato A4. “Não consegui colar e um funcionário meu sugeriu que eu furasse e passasse uma fita hellerman. Deu certo e começamos a produzir do meu bolso. Resolvi promover uma vaquinha com amigos pessoais e, com isso, consegui comprar mais 2 mil, que custaram R$ 8 mil. A coisa cresceu e me deram a ideia de fazer uma vaquinha digital. Assim, eu pude comprar, montar e doar 11 mil óculos de proteção com a viseira conjugada, ou seja, o protetor facial pronto”, destaca.

Em tempo de coronavíris, há uma série de iniciativas de pessoas que confeccionam máscaras a partir de impressoras 3D. Ela argumenta que esse processo, além de encarecer a produção, é muito lento.

“Para fazer essa quantidade que fizemos, no mesmo período de tempo, precisaria de infinitas impressoras 3D, trabalhando dia e noite, sem parar. Nesse formato, fica muito mais rápido e ágil. Conseguimos montar de um dia para outro quase mil”, revela Rose.

Gratuito

A dentista faz questão de ressaltar que não tem pretensão nenhuma de comercializar as peças. “Foram feitas única e exclusivamente para atender, no início, meus amigos médicos. Porém, a coisa viralizou e foi para o Brasil todo. Então, não permito que ninguém pague. Nós fornecemos gratuitamente para todos os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus. É o mínimo que posso fazer nesse momento para ajudar os profissionais que estão nos defendendo. Estamos protegendo quem nos protege”.

Rose conta que as máscaras servem para proteger todas as pessoas, porque se trata de uma barreira 100% eficaz. Nenhum tipo de gotícula passa através da peça.

“Só não tem como a gente fazer para um milhão se habitantes. Então, nós estamos fazendo para quem realmente está na linha de frente do combate ao coronavírus. Trabalhamos em cinco grupos, mas cada um isolado”, completa.

As pessoas que desejarem ajudar Rose podem comprar os óculos de proteção e mandar entregar (contatos pelo Instagram ou Facebook, no drarosemarques. Outra possibilidade é a pessoal doar fitas hellerman de 2,5 x 10 ou participando da vaquinha virtual.

Beneficiados

Veja a lista de quem já recebeu doações de peças: Ambesp Zona Noroeste; Ambulatório Cruz Azul de São Vicente; Apas; Associação dos Cirurgiões Dentistas; Beneficência Portuguesa; CAASP; CAPS Infantil; Casa de Repouso Kosei Home; Casa de Saúde.

Catadores de Lixo Reciclável; Célula Mater; CEMAS; Coordenação Zona de Atenção Básica Zona Noroeste; CREI; Delegacia; Emergência; Empresas; Hospital Ana Costa; Hospital de Olhos de São Paulo/Instituto Medlaser.

Hospital de Registro; Hospital do Exército; Hospital Dom Domênico; Hospital dos Estivadores; Hospital e Maternidade São Vicente; Hospital Emílio Ribas; Hospital Frei Galvão; Hospital Guilherme Álvaro; Hospital Infantil Gonzaga; Hospital Irmã Dulce; Hospital Municipal.

Hospital Municipal Universitário; Hospital Regional Itanhaém; Hospital Santo Amaro; Hospital São Lucas; Hospital Zona Noroeste; IML; Pacientes idosos da Estética Dental; Penitenciária; Peruíbe; Polícia Militar.

Policlínicas; Prefeitura de Santos; Prefeitura Municipal José Bonifácio; Profissionais da saúde; Pronto Socorro; Samu; Santa Casa de Santos; Santa Cruz dos Navegantes; Saúde Mental.

Seambesp Zona Noroeste; Secretaria de Saúde; Secretaria Meio Ambiente; Secretaria de Assistência Social; SEDEL; Silvério Fontes; SUS; UBS; UPA; USAFA.