Mesmo com os números atuais de casos e mortes por coronavírus, havia a expectativa de que a Baixada Santista pudesse ser reclassificada no “Plano São Paulo” de flexibilização da quarentena. No entanto, João Doria (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (4), a permanência da região na zona amarela (fase 3).
Com isso, a Baixada entrará na nona semana nessa posição. No estado, nenhum município foi reclassificado para a zona verde (fase 4).
Existem inúmeros requisitos para que uma cidade ou região alcance a zona verde do plano. É necessário que a média da taxa de ocupação dos leitos de UTI esteja abaixo de 70%. É preciso, ainda, que a região tenha cinco ou mais leitos de UTI Covid por 100 mil habitantes, além da porcentagem de novos casos nos sete dias anteriores que precisa ter crescimento menor do que 1%. Outra obrigatoriedade é que o número de mortes por 100 mil habitantes também seja menor que 1.
Na zona verde há aumento do limite da capacidade de público de shoppings, comércios, bares, restaurantes e similares de 40% para 60%.
Promoção
O governador também anunciou que as cidades do Vale do Ribeira, que estavam na zona laranja (fase 2), avançaram para a zona amarela do “Plano São Paulo”, depois de apresentar melhora nos índices epidemiológicos.