Início Notícias coronavírus

Baixada Santista se mantém na zona amarela do “Plano São Paulo” pela nona semana

As cidades do Vale do Ribeira, que estavam na zona laranja (fase 2), avançaram para a amarela do plano de flexibilização

João Doria - Foto: Reprodução/Governo SP

Mesmo com os números atuais de casos e mortes por coronavírus, havia a expectativa de que a Baixada Santista pudesse ser reclassificada no “Plano São Paulo” de flexibilização da quarentena. No entanto, João Doria (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (4), a permanência da região na zona amarela (fase 3).

Com isso, a Baixada entrará na nona semana nessa posição. No estado, nenhum município foi reclassificado para a zona verde (fase 4). 

Existem inúmeros requisitos para que uma cidade ou região alcance a zona verde do plano. É necessário que a média da taxa de ocupação dos leitos de UTI esteja abaixo de 70%. É preciso, ainda, que a região tenha cinco ou mais leitos de UTI Covid por 100 mil habitantes, além da porcentagem de novos casos nos sete dias anteriores que precisa ter crescimento menor do que 1%. Outra obrigatoriedade é que o número de mortes por 100 mil habitantes também seja menor que 1.

Na zona verde há aumento do limite da capacidade de público de shoppings, comércios, bares, restaurantes e similares de 40% para 60%.

Promoção

O governador também anunciou que as cidades do Vale do Ribeira, que estavam na zona laranja (fase 2), avançaram para a zona amarela do “Plano São Paulo”, depois de apresentar melhora nos índices epidemiológicos.

Foto: Reprodução/Governo do estado
Sair da versão mobile