Foto: João Neves (à dir.) no aeroporto, pronto para voltar ao Brasil – Foto: Arquivo pessoal

“Faltam palavras para descrever meus sentimentos, mas saiba que sou muito grato. É uma sensação de alívio”. Foi assim que o surfista de São Vicente, João Neves, em contato com o Folha Santista, traduziu sua emoção ao saber que conseguiu autorização para retornar ao Brasil.

João, que também é corretor de imóveis, estava confinado em uma pousada em El Salvador, desde o dia 17 de março, por conta da quarentena imposta naquela país, devido à pandemia mundial do coronavírus.

Seu voo vai passar por Nicarágua, Costa Rica e Colômbia e tem chegada prevista ao aeroporto de Guarulhos para 1h10 da madrugada deste sábado (11).

Nesta sexta-feira (10), ele seguiu até o aeroporto da capital salvadorenha, San Salvador, obtendo salvo conduto para passar por todas os pontos de retenção do Exército e Polícia, que fiscalizam a circulação de pessoas no país.

João estava em El Cuco, a quatro horas da capital, desde o dia 4 de março e, inicialmente, tinha retorno marcado para o dia 1º de abril. No entanto, foi surpreendido com o cancelamento de seu voo, com o início da quarentena. Sua passagem seria remarcada somente para o dia 5 de maio.

Durante esse período, ele ficou confinado em uma pousada, contando com a ajuda de pessoas da comunidade, por estar impossibilitado de sair até mesmo para comprar comida.

O surfista procurou manter contato com os órgãos oficiais, tanto a Embaixada, quanto com o Itamaraty, no Brasil. Seu esforço foi recompensado. Nesta quinta-feira (9) recebeu a mensagem oficial comunicando que todos os cidadãos brasileiros retidos no país retornariam num voo humanitário, organizado pelo governo brasileiro e operado pela companhia aérea Wingo.

Alívio

“Gostaria de agradecer o carinho imenso de cada um para que isso fosse capaz de acontecer. O embaixador não mediu esforço algum para nos ajudar. Muitos brasileiros estão felizes aqui e, com certeza, também nossas famílias e amigos no Brasil”, falou João já no aeroporto, mencionando o embaixador João André Lima, que estava recebendo os brasileiros pessoalmente no aeroporto.

Assista ao vídeo de João Neves no aeroporto de El Salvador:

https://www.instagram.com/p/B-zYS7xARwf/?utm_source=ig_web_copy_link