Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

Por Fórum

Fernando Cesar Rodrigues, que morreu neste sábado (29), no Rio de Janeiro, é suspeito de ser a primeira vítima fatal do coronavírus no Brasil. O paciente estava internado no Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, e tinha o quadro acompanhado e investigado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O órgão aguarda o resultado do exame, que será divulgado pelo Ministério da Saúde. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos depois da confirmação do ministério, o que ainda não ocorreu desta vez. Ele estava internado em isolamento.

O homem, de aproximadamente 60 anos, tinha realizado um cruzeiro para a Argentina junto com uma mulher de 65 anos, que também está sendo investigada e aguarda em quarentena em casa.

Outro caso suspeito é o de uma mulher, de cerca de 60 anos, que viajou para a Alemanha recentemente. Ela foi atendida em um hospital particular, passa bem e está em isolamento domiciliar.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde já comunicou os casos suspeitos ao governo do estado do Rio de Janeiro. O órgão informou que acompanha diariamente a situação dos dois pacientes que cumprem quarentena em casa.

Monitoramento

Além disso, é feito contato diariamente com os pacientes e familiares para atualizar o estado de saúde, tanto dos pacientes quanto dos familiares próximos.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro divulgou que, por enquanto, são 17 casos suspeitos no Rio.

Com informações do G1