Foto: Reprodução

Espaço tradicional de luta e resistência em Santos, a Estação da Cidadania completa, nesta quarta-feira (25), 15 anos de existência. Além disso, o mês de agosto também é simbólico para o Fórum da Cidadania, pois o dia 21 foi marcado pelo aniversário da ex-vereadora pelo PT, Suely Morgado, que morreu em dezembro de 2020.

“Foi no dia 25 de agosto de 2006, que o prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária Sorocabana foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) e passou a sediar a o Fórum da Cidadania/Concidadania de Santos”, relata Augusta França, relações públicas e integrante do Fórum da Cidadania.

As duas datas se misturam, pois um projeto de lei de autoria da então vereadora Suely Morgado foi o que possibilitou à Estação se tornar a casa do Fórum da Cidadania.

“A entidade, sem fins lucrativos, foi idealizada pelo sociólogo Célio Nori, vítima fatal da Covi-19 em maio de 2021, e criada, oficialmente, em 2002, com a participação de representantes da sociedade civil, que passaram a colocar em prática ações e realizar atividades sociais em áreas como Política, Direitos Humanos, Educação, Cultura e Meio Ambiente”, relembra a jornalista Cidinha Santos, integrante do Fórum.

“Após a conquista da sua sede – que passou a ser conhecida como Estação da Cidadania –, localizada na Avenida Ana Costa, 340, o Fórum ampliou suas ações, passando a desenvolver projetos de formação cidadã, destacando Cidadania na Escola; Programa ECA – Reconhecer para Conhecer; Oficinas Culturais do Ponto de Cultura; Escola de Cidadania para Lideranças Comunitárias; Condomínio Sustentável; Festa do Livro; Fórum Social da Baixada Santista; Jovem Protagonista; Projeto Estação da Juventude – Saúde, Cultura e Cidadania; Sextas Culturais; Semana Viva Zumbi e muitos outros”, destaca Augusta.

Reconhecimento

“As ações do Fórum em prol dos direitos fundamentais de cidadania ganharam reconhecimento e fez da Estação da Cidadania um espaço de resistência e atos de protesto. Um importante ponto de encontro para as lutas pelos direitos da população, atraindo entidades e vários segmentos do movimento social, como o movimento de mulheres, estudantil, movimento negro, trabalhadoras e trabalhadores, ambientalistas e demais segmentos da sociedade civil”, ressalta Cidinha.

Nas comemorações dos dez anos da ocupação do espaço, em 2016, o auditório da Estação recebeu o nome de “Suely Morgado”, uma homenagem em vida à ex-vereadora pelo seu feito.