Foto: Reprodução

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado por muitos o maior atleta do Século XX, está prestes a completar 80 anos. Nascido em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais, o Rei do Futebol se imortalizou jogando pelo Santos.

Assim que se tornou famoso, Pelé foi convidado para estrelar produções cinematográficas e, anos depois, foi retratado por outras obras audiovisuais.

Para comemorar seus 80 anos, o Cine Roxy 5, na Avenida Ana Costa, em Santos, realizará uma mostra de filmes, na quinta (22) e sexta-feira (23). A entrada, gratuita, será por ordem de chegada à sala, respeitando os protocolos de distanciamento social e higienização.

A programação é a seguinte: quinta-feira (22) – 18 horas: “Fuga para a vitória”; 20h30: “Pelé Eterno”. Sexta-feira (23) – 18 horas: “Pelé Eterno”; 20h30: “Pelé: O nascimento de uma lenda”.

Os filmes

“Fuga Para a Vitória” (1981), direção de John Huston, 1h56, drama/guerra.

Em um campo alemão de prisioneiros de guerra, o major Karl von Steiner (Max Von Sydow), que no passado havia sido jogador da seleção alemã de futebol, tem a ideia de fazer um jogo entre a Alemanha e uma seleção composta pelos prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine), um militar inglês que era um conhecido jogador de futebol.

Colby também teria a tarefa de selecionar e treinar o time, para enfrentar a equipe alemã no Estádio Colombes, que fica próximo à Paris. Enquanto os nazistas, com exceção de Steiner, planejam fazer de tudo para vencer o jogo e assim usar ao máximo a propaganda de guerra nazista, os jogadores aliados planejam uma arriscada fuga durante o intervalo da partida. Com Sylvester Stallone no elenco.

Veja um trecho do filme:

“Pelé Eterno” (2004), direção de Anibal Massaini Neto, 2h04, documentário.

Os melhores momentos já vistos e muitos outros inéditos estão neste documentário sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos: O Rei Pelé.

“Pelé: O nascimento de uma lenda” (2016), direção de Michael e Jeff Zimbalis, 1h47, drama.

A produção foi filmada no Rio de Janeiro e em Los Angeles e dirigido pelos irmãos americanos Michael e Jeff Zimbalis. O filme também conta com a produção de Brian Grazer, com vasta experiência na transformação de histórias reais em sucessos cinematográficos.

Com Kevin de Paula, Seu Jorge, Milton Gonçalves e Vincent D’Onofrio no elenco, o filme acompanha a infância de Pelé até estourar para o mundo na Copa de 1958, aos 17 anos.

Acompanhe o trailer: