Armando Gomes, o Manduca - Reprodução/Facebook

Morreu na manhã deste domingo (26) o cronista esportivo Armando Gomes Vieira Filho, o Manduca, aos 76 anos. O jornalista lutava contra um câncer.

Santista, Manduca nasceu em 17 de março de 1944 em uma família de radialistas e era um dos mais antigos jornalistas esportivos em atividade no país. Seu último trabalho foi como apresentador do programa ‘Esporte por Esporte’, da TV Santa Cecília.

Armando passou por diversas rádios da região, sempre trabalhando com foco no Santos, seu clube do coração.

Em 1978 trabalhou na Rádio Gazeta, em São Paulo. Armando voltou a trabalhar em Santos no ano de 1983, quando foi contratado pela rádio ‘A Tribuna – AM’, onde permaneceu por quatro anos. Em seguida, apresentou o primeiro programa esportivo voltado exclusivamente para a Baixada Santista, na extinta TV Litoral, Em 1993, criou o programa Esporte por Esporte, na TV Santa Cecília, que apresentava até poucos meses.

Em homenagem a toda a sua dedicação pelo Santos Futebol Clube, a sala de imprensa do Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro) leva seu nome.

Luto oficial

A prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias pela morte de Armando Gomes. O apresentador deixa a esposa Laura, os filhos Vinicius e Victor e quatro netos. O velório será às 16 horas, no Memorial Necrópole. Às 17h30, haverá um cortejo na Vila Belmiro, com retorno às 18 horas para sepultamento. As cerimônias serão apenas para família, equipe e amigos.

O prefeito Paulo Alexadre Barbosa (PSDB) divulgou uma nota de pesar: “O Brasil perdeu uma de suas vozes mais combativas e apaixonadas da crônica esportiva nacional. Uma figura singular que testemunhou e contou, de maneira expressiva e irreverente, centenas de páginas da história do futebol e, principalmente, do Santos Futebol Clube (SFC) – paixão da sua vida, e da minha também.

Eu perco um amigo querido, criador e comandante máximo da bancada do ‘Esporte por Esporte’, um dos programas com maior tempo de exibição ininterrupta no Brasil – são 30 anos no ar, com grande audiência, desde a sua criação, na TV Litoral.

Armando Gomes deixa um legado de amor à nossa cidade, ao Peixe e ao futebol. Seu nome e sua personalidade, marcante e inexorável, serão sempre lembrados por todos os fãs do esporte”.