Robinho – Foto: Divulgação/Santos FC

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

A cervejaria Brahma é mais uma das empresas patrocinadoras do Santos que se posicionou publicamente contra a chegada do jogador Robinho na Vila Belmiro, após a revelação de gravações que mostram que ele participou de estupro coletivo na Itália.

“O contrato de patrocínio entre a Cervejaria Brahma e o Santos Futebol Clube se encerrou no dia 1º de outubro deste ano e não foi renovado. Repudiamos veementemente os fatos relatados e não discutiremos sobre a renovação enquanto o jogador tiver contrato com o clube”, disse a marca em publicação nas redes sociais.

Segundo informações do jornalista Lucas Musetti Perazolli, da Gazeta Esportiva, o acordo da Brahma com o clube não envolve a exposição no uniforme, mas afeta outras fontes de renda da equipe.

Empresas que estampam suas marcas no material esportivo também se manifestaram publicamente contra a contratação. Entre as que disseram que romperiam o contrato com o clube caso Robinho não fosse demitido estão Philco, Tekbond esterno do uniforme) e Kicaldo (mangas do uniforme). Casa de Apostas (omoplata do uniforme) fez a mesma consideração em nota à Gazeta Esportiva.

A Orthopride foi a primeira empresa a se mobilizar contra a chegada de Robinho à Vila Belmiro. A marca rescindiu o contrato antes mesmo dos desdobramentos desta sexta. Robinho foi condenado em 2017 na Itália a nove anos de prisão pelo crime de estupro de uma mulher, com outros cinco homens. Os diálogos expostos nesta sexta foram usados no processo.