Após o inédito rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, os associados do Santos escolherão o novo presidente do clube para o triênio de 2024 a 2026. As eleições ocorrerão neste sábado (9), das 10 às 17 horas. Os eleitores poderão exercer seu direito ao voto à Rua Princesa Isabel, s/n°, no Ginásio Athiê Jorge Coury ou no Salão de Mármore. Outra opção é o voto online, por meio do site votasantosfc.com.br.
Cinco candidatos concorrem ao cargo máximo do Santos FC. O Folha Santista entrevistou todos. Os links com as entrevistas estão no nome de cada um deles:
– Ricardo Agostinho, da Chapa 1, com Fernando Bonavides de vice;
– Wladimir Mattos, da Chapa 2, com Márcio Quixada de vice;
– Rodrigo Marino, da Chapa 3, com Clóvis Cimino de vice;
– Maurício Maruca, da Chapa 4, com Eduardo Serrano de vice;
– Marcelo Teixeira, da Chapa 5, com Fernando Bonavides de vice.
Dos cinco candidatos, o mais conhecido é Marcelo Teixeira. Presidente do clube em duas ocasiões (1992 e 1993; 2000 a 2009), ele foi bicampeão brasileiro, em 2002 e 2004, e conquistou dois títulos do Paulistão, em 2006 e 2007.
Marino e Agostinho, por sua vez, concorreram nas eleições de 2020, e ficaram em segundo e terceiros lugares, respectivamente. Maurício Maruca e Wladimir Mattos participam do pleito pela primeira vez.
Quem pode votar?
Dos 16.602 sócios aptos a votar, 8.940 o farão presencialmente, enquanto 7.662 serão online. Os associados tinham até o dia 4 de dezembro para regularizar seu débitos com o clube e ter o direto ao voto.
Além disso, de acordo com o Estatuto Social do Santos, só podem votar nas eleições aqueles que se associaram ao Alvinegro Praiano antes do dia 6 de novembro de 2022. Essa mudança foi aprovada em uma assembleia geral dos sócios, em outubro passado.
Não existe segundo turno nas eleições do Peixe, ou seja, será eleito aquele que obtiver o maior número de votos entre os eleitores aptos a escolher.