Paulo Alexandre Barbosa - Foto: Reprodução

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, realizou, na manhã desta terça-feira (31), em conjunto com os demais prefeitos da região, a quinta reunião do Comitê Metropolitano de Contingenciamento do Coronavírus na Baixada Santista.

Seguindo as medidas do plano regional para enfrentamento do Covid-19, a reunião foi realizada por meio de videoconferência para evitar a aglomeração de pessoas. Os prefeitos das cidades da Baixada decidiram manter as medidas de isolamento.

Veja as medidas:

1-Aquisição de insumos – Para ganhar escala e reduzir custos, as prefeituras vão trabalhar em conjunto na compra dos insumos da saúde. As prefeituras também solicitam maior rapidez do Estado nos exames do PCR para possível detecção do coronavírus.

2-Comércio – As cidades vão manter as restrições impostas pelo estado em relação à quarentena até o dia 7 de abril. No sábado (4), após avaliação da evolução dos casos, será estabelecido diálogo com sindicatos, associações comerciais, para criar um plano regional para preparar o retorno gradativo dos estabelecimentos comerciais, trabalhando de forma escalonada, controlada e gradual.

3-Educação – Devido à interligação das redes municipais, com profissionais trabalhando em mais de uma cidade, será estudado em nível regional, um calendário único para os municípios, a partir das definições em níveis estadual e federal.  

4-Estrutura hospitalar – Mapeamento das demandas regionais para estruturação completa dos leitos hospitalares em implantação, para que tenham todos os insumos e equipamentos necessários, como de respiradores, produto em falta no mercado, solicitando transparência dos dados e mais apoio do estado e da União.

Assista ao vídeo do presidente do Condesb e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa:

https://www.facebook.com/PrefeituraSantos/videos/659260491315635/?v=659260491315635