Foto: Divulgação

Com a notificação de uma criança de 11 anos, moradora de Santos, que esteve no Japão e apresentou sintomas semelhantes aos do novo coronavírus, agora a cidade monitora 13 pacientes. Como São Vicente e Peruíbe acompanham a situação de um paciente cada, a Baixada Santista monitora neste momento, 15 casos suspeitos do Covid-19.

Além do garoto que passa bem e está em isolamento domiciliar, Santos registra mais 12 casos suspeitos, que seguem monitorados pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep).

Ao todo são oito mulheres, com idades de 24 anos, 32, 44, 49, 55, 63, 64 e 89 anos; e quatro homens de 53, 66, 69 e 89 anos. Este último está internado em isolamento em um hospital particular da cidade. Os demais estão em isolamento domiciliar. As amostras de todos os pacientes estão sob análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Doze casos já foram descartados em Santos após resultados do IAL, sendo oito deles de residentes da cidade, uma criança chinesa que veio para casa de familiares e três moradores de Praia Grande atendidos em hospitais particulares da Cidade.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, são recomendadas medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.