Maré alta e uma forte ressaca foram sentidas em cidades da Baixada Santista, como efeito do “ciclone bomba”, que provocou mortes e deixou um rastro de destruição em estados da região Sul. Vários trechos da avenida da orla de Santos foram invadidos pela água do mar, na tarde desta quinta-feira (2).
A maré chegou a 2 metros de altura, pela manhã e, à tarde, as ondas atingiram mais de 3 metros e fizeram com que o mar ocupasse toda a faixa de areia e parte do calçadão da praia.
Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção em consequência do da alta da maré.
A maré pode ultrapassar 1,7m na tarde de sexta-feira (3), na Baía de Santos, o que representa aumento de 40cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, o crescimento será ainda maior. A previsão indica que o nível do mar ultrapasse 1,8m na tarde desta sexta.
A ressaca atingiu outras cidades da Baixada, como Praia Grande. Ruas e avenidas da orla do município foram inundadas. Houve alagamentos em bairros como Vila Caiçara e Jardim Imperador.