O turismo em contato direto com a natureza ganha cada dia mais adeptos. A Baixada Santista, por suas características geográficas, oferece inúmeros locais propícios para quem gosta de se aventurar em trilhas, mas sempre com segurança.

Conheça algumas trilhas na região, com graus de dificuldades diversos, indicadas não só para turistas, mas, também, para moradores locais.

– Monumentos Históricos Caminhos do Mar (Serra do Mar)

Com nível médio de dificuldade, o passeio pela chamada Estrada Velha de Santos é uma ótima oportunidade para apreciar a Mata Atlântica. A trilha mostra um pouco da história de São Paulo e do Brasil.

É possível contemplar monumentos históricos, como o Rancho da Maioridade e a Calçada do Lorena. As construções são do século XVIII e contribuíram para o desenvolvimento do estado. A visita deve ser agendada.

– Trilha da Ruína (Santos)

A trilha possui extensão de 6 km (ida e volta). O primeiro trecho, realizado na planície costeira, está em recuperação e mostra toda a beleza da vegetação de Mata Atlântica.

O segundo, é feito no sopé da Serra do Mar, abrigando mata original, oferecendo inúmeros atrativos naturais, como córregos, grandes árvores, vegetação rasteira, arbustiva e cachoeira que forma uma bela piscina natural. O local abriga Ruínas, com história desconhecida, em meio à Mata Atlântica.

Trilha do Silêncio – Foto: Divulgação

– Trilha do Silêncio (São Paulo)

Embora se localize em São Paulo, essa trilha é muito próxima de Santos. Fica no Parque Estadual do Jaraguá. Além de ser próximo, é uma boa opção para iniciantes.

No local, há trilhas de todos os níveis, com lago, restaurantes, área de piquenique, caminhada e muita, muita área verde. Com mais ou menos 3.600 metros, é adaptada para pessoas com deficiência. Com sorte, é possível avistar alguns animais bem de perto.

– Prainha Branca (Guarujá)

Localizada entre Guarujá e Bertioga, a Prainha Branca é bem conhecida na região por quem gosta de viajar para um local tranquilo, sem sair da região.

O local oferece boa infraestrutura, com pequenas pousadas e campings, assim como é possível almoçar na pequena vila de pescadores. A trilha para chegar até a praia sai do lado da Balsa do Guarujá. É de nível médio e bem sinalizada, com 30 minutos de caminhada.

– Trilha das Praias (Guarujá)

Outra opção em Guarujá é a Trilha das Praias, que inclui em seu roteiro as ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê e as ruínas da Armação das Baleias. Outra atração é o Forte São Felipe.

A região é coberta pelo bioma de Mata Atlântica e seus ecossistemas, incluindo a Praia Branca, Praia Preta e o Camburizinho (praia com água doce).

– Trilha Cachoeiras do Guaperuvú (Itanhaém)

Itanhaém tem dois mil quilômetros de rios, riachos e cachoeiras que valem a pena ser conhecidos. O roteiro acontece na cachoeira Três Quedas – que tem maior vazão na região da serra do Guaperuvú. A trilha é considerada de nível médio de dificuldade.

Ao todo, são 610 metros e o trajeto demora cerca de 30 minutos. Na metade do caminho é possível ver a Lagoa Azul, um poço natural de 20 metros de diâmetro e 1,5 metro de profundidade no verão. Outra atração são as corredeiras do Rio Branco.

Trilha de Eldorado – Foto: Divulgação/Prefeitura

– Eldorado (Vale do Ribeira)

O trajeto de carro, saindo de Santos para chegar a Eldorado, no Vale do Ribeira, demora cerca de uma hora. O lugar é especial, pois mais de 70% da área da cidade é coberta por Mata Atlântica intacta.

As atrações ficam por conta da Caverna do Diabo, da Cachoeira Queda de Meu Deus, do Mirante do Cruzeiro e da Trilha do Lamarca. Eldorado também oferece uma aula de história, mergulhando no universo dos grupos quilombolas remanescentes.

– Trilha Cabuçu (Santos)

O local fica na área continental de Santos e já abrigou uma fazenda com plantação de banana na planície costeira, cuja parte da produção era transportada por intermédio de barcos até o Mercado Municipal, no Centro da Cidade.

A trilha possui extensão de 6 km (ida e volta), sendo o primeiro trecho realizado na planície costeira. O segundo, no sopé da Serra do Mar, abriga mata original e oferece inúmeros atrativos naturais, como córregos, grandes árvores, além da Cachoeira do Rio Cabuçu, com cerca de 10 metros de altura.