Foto: Reprodução/PMS

Cinco indivíduos foram detidos por roubo e furto graças ao monitoramento das câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura de Santos. O equipamento auxiliou a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) nas apreensões executadas ao longo do fim de semana prolongado por causa do feriado de Finados (2).

Corrente de ouro

O primeiro caso aconteceu na tarde de sexta-feira (3). No vídeo, é possível ver o momento em que uma mulher, que conduzia uma homem cadeirante na ciclova da orla do Embaré, teve sua corrente de ouro arrancada do pescoço por um jovem que estava de bicicleta.

Os guardas municipais que atuam no CCO informaram às equipes da GCM em patrulhamento que saíram na captura dos jovens infratores.

Um deles foi detido por agentes da Romu, da GCM e da PM na ciclovia da divisa Santos/São Vicente. O outro menor foi preso também por guarnições da GCM no Emissário Submarino.

Sábado à noite

Na madrugada de sábado (4), dois menores em uma bicicleta, em atitude suspeita, foram observados pelos agentes da GCM, que passaram a monitorá-los.

Na sequência, a dupla se aproximou de um grupo de pessoas caminhando pela Rua XV de Novembro e o abordou.

Um dos adolescentes coloca a mão na cintura fazendo menção de estar armado, enquanto o outro puxa o celular de uma das vítimas. Eles fugiram após o ato infracional.

Porém, graças a uma guarnição da Polícia Militar, que estava próxima da ocorrência e foi acionada via rádio pelo CCO, os adolescentes foram detidos e encaminhados à Justiça, onde responderão por ato infracional análogo ao crime de roubo. Além disso, o celular foi recuperado e devolvido à vítima.

Furto

No domingo (5), na Praia do Gonzaga, as câmeras do CCO também ajudaram a deter mais um infrator. O equipamento identificou dois jovens de bicicleta em atitude suspeita na ciclovia.

Um deles apontou a vítima transitando na calçada para o comparsa que investiu contra ela, arrancando a corrente de ouro e fugindo de bicicleta.

A vítima tentou correr atrás do jovem, mas ele conseguiu escapar. Porém, poucos metros à frente, acabou sendo cercado e detido por populares, sendo encaminhado à delegacia.

O comparsa conseguiu escapar. Houve recuperação e devolução da corrente à vítima.

Assista ao vídeo com ação dos infratores:

Vídeo: Prefeitura de Santos