O caso foi registrado no 5° Distrito Policial de Santos - Foto: Reprodução/Google Maps)

Uma nova troca de tiros foi registrada na noite desta quarta-feira (14), durante uma ação da Polícia Militar (PM) na Rua do Caminho São José, no bairro Rádio Clube, em Santos. A equipe estava realizando uma ação contra o tráfico de drogas, quando avistou um grupo de pessoas em “atitude suspeita” e, ao se aproximar, teria sido recebida a tiros. Um homem, de 48 anos, chegou a ser atingido de raspão no braço, mas foi socorrido.

De acordo com o boletim de ocorrência, dois policiais estavam em uma escadaria no final de um beco que existe na mesma rua. Outra equipe de PMs que também estava no local e vinha no sentido contrário foi avistada por um grupo de pessoas, algumas em duas motocicletas. Esses suspeitos correram em direção à dupla de oficiais e, em meio às pessoas, um homem surgiu portando uma arma.

Diante da suposta situação, um dos policiais que estava na escadaria fez dois disparos contra o suspeito e o outro PM também atirou seis vezes. Nesse momento, a equipe se escondeu e, depois, ouviu novos disparos, que teriam sido feitos na direção dela. Quando retornaram, os policiais viram que o suspeito tinha fugido para uma casa próxima ao lugar.

Na residência, a moradora disse aos PMs que o homem invadiu o imóvel e, depois, fugiu. Os policiais orientaram a mulher a não lavar o local que estava sujo com pingos de sangue. Os agentes, então, seguiram as marcas que levaram em direção a um mangue, mas não localizaram o suspeito.

Quando voltaram ao local dos disparos, os policiais encontraram a pistola calibre 40 pertencente à Polícia Militar do Estado de São Paulo, com nove cartuchos. No mesmo lugar, um homem foi baleado de raspão no braço esquerdo e disse que o tiro partiu do suspeito que atirou contra os policiais com a pistola.

Itens apreendidos

Uma das motocicletas foi encontrada caída próximo a uma barricada de lixo e estava com a chave no contato. A moto tinha um baú acoplado na traseira e, dentro dele, os policiais encontraram uma sacola de mercado com grande quantidade de pó branco, porções de maconha, uma balança digital, uma fita adesiva e diversos sacos plásticos.

Ao pesquisarem pela placa, os oficiais identificaram a proprietária que morava próximo ao local e foram até ela. Questionada, a mulher disse que estacionou a moto no local e foi à casa de uma amiga, mas, ao ouvir os disparos, se assustou e saiu correndo, deixando o veículo pra trás.

A mulher foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos, mas negou que as drogas fossem suas e que as transportava. Ela também refutou as acusações de que havia emprestado a moto para outra pessoa. A suspeita será investigada.

Perícia

Conforme o boletim de ocorrência, a perícia teria sido prejudicada pela falta de iluminação e condições adversas do local, além da intensa chuva que fez com que os vestígios de sangue fossem lavados. Todos os objetos – as porções de droga, a moto, a arma do suspeito e fuzis dos policiais – foram apreendidos e encaminhados para o Instituto de Criminalística (IC). O homem baleado no braço e a proprietária do imóvel invadido foram ouvidos. As imagens das câmeras dos policiais não puderam ser acessadas, pois os equipamentos estavam inoperantes devido à falta de bateria.

O caso foi registrado como apreensão de objeto, apreensão de veículo, porte de droga sem autorização, lesão corporal decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio na Central de Polícia Judiciária de Santos. Posteriormente, o registro foi encaminhado para o 5º Distrito Policial (DP) da cidade.

Com informações de A Tribuna