Bolsonaro e os ministros militares Augusto Heleno, Braga Netto, Luiz Ramos (Foto: Arquivo/Montagem)

Da Revista Fórum

Reportagem de Monica Gugliano na edição de agosto da revista Piauí divulgada nesta quarta-feira (5) revela que Jair Bolsonaro anunciou a ministros militares que iria mandar tropas para fechar o Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 22 de maio, após o ministro Celso de Mello pedir parecer à Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a possível apreensão do aparelho celular do presidente e do filho, Carlos.

“Vou intervir”, teria dito Bolsonaro, segundo a reportagem, em reunião com os ministros Walter Braga Neto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), todos militares.

O presidente teria chegado “transtornado” ao Palácio do Planalto e dito, entre xingamentos e palavrões, mais de uma vez a mesma frase: “Vou intervir”.

Ainda segundo a reportagem da Paiuí, Bolsonaro queria mandar as tropas porque acreditava que o STF estaria “passando dos limites em suas decisões e achincalhando sua autoridade”.

Na cabeça de Bolsonaro, com a intervenção, ele destituiria os 11 ministros do STF e nomearia substitutos, militares ou civis, “até que aquilo esteja em ordem”, segundo as palavras do presidente.

A decisão de Bolsonaro teria sido bem recebida por Luiz Ramos, mas Braga Netto e Heleno tinham dúvidas. “Não é momento para isso”, teria dito o ministro-chefe do GSI.

Leia a reportagem na íntegra