Foto: Reprodução/Twitter

Um estudante de 16 anos foi agredido ao ter o pescoço apertado por um policial militardentro de um colégio em Santos, no litoral de São Paulo.

O caso foi registrado em imagens de celular de alunos e aconteceu no pátio da Escola Estadual Dona Luiza Macuco, no bairro Ponta da Praia.

Um familiar do jovem, que preferiu manter o anonimato, contou que a confusão teve início quando o estudante chegou ao colégio. O menor relatou que um PM da Ronda Escolar teria olhado as nádegas da namorada dele. O rapaz reagiu chamando o agente de “pedófilo”.

“A gente ia colocar uma pedra e não registrar o caso”, declarou o familiar, em entrevista ao G1. Porém, ele foi aconselhado pela diretora da escola a registrar um boletim de ocorrência (BO).

“Em nenhum momento ele levantou a mão para os policiais”, contou outra parente do rapaz, que foi retirado da sala de aula e abordado pelos PMs no pátio.

É possível observar nas imagens que que o adolescente ficou o tempo todo com as mãos para trás com um policial à frente e outro ao lado. O agente que estava diante do menor colocou as mãos no pescoço do jovem e o empurrou contra a parede. O aluno tentou se esquivar, mas o outro PM o segurou pelo braço.

O jovem disse, ainda, que o PM que o pegou pelo pescoço teria dito: “Quando eu te encontrar na rua, vou enchê-lo de bala”.

O caso ocorreu na terça-feira (15), mas só viralizou nas redes nesta sexta (18). Depois da abordagem violenta, o estudante foi encaminhado para a diretoria, que entrou em contato com a responsável informando a situação e a necessidade de se registrar um BO.

O caso foi levado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos e, em seguida, transferido para a Delegacia da Infância e Juventude (Diju).

O que diz o PM agressor

Durante depoimento no CPJ, o policial militar que segurou o pescoço do estudante disse ter ficado indignado com o desacato do aluno. Ele afirmou que aguardou os portões fecharem e, com a ajuda da direção, identificou o menor.

Segundo a versão policial, o menor foi levado ao pátio e questionado sobre a ofensa. O agente afirmou que o jovem teria repetido o termo “pedófilo” e o teria chamado de “Jack” [gíria para estuprador], momento em que colocou as mãos no pescoço da vítima.

Ainda conforme a versão do policial, o estudante teria informado o bairro em que mora em tom de ameaça e a frase: “Vocês vão ver quem eu sou”.

SSP-SP divulga nota sobre o episódio

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou uma nota para informar que os responsáveis pelo jovem foram chamados na escola e levados à CPJ de Santos, onde o caso foi registrado inicialmente. A Polícia Civil solicitou e o jovem passou por exames no Instituto Médico Legal (IML). Quando os laudos forem concluídos, serão analisados pela autoridade policial.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por sua vez, disse que a Diretoria de Ensino de Santos e a unidade escolar colaboram e estão à disposição para esclarecimentos.