Foto: Reprodução

Um grupo de jacarés foi flagrados nas proximidades de um terminal do Porto de Santos. Os animais aparecem em um vídeo, feito por um funcionário em trecho de manguezal do cais santistas, que começou a ganhar destaque nas redes sociais nesta terça-feira (18).

Nas imagens, o homem alimenta os jacarés com pedaços de pão e conversa com a filha, para quem ele teria gravado o vídeio. Olha, filha, o que tem no terminal da BTP, onde o papai vem trabalhar”, diz a voz na gravação. O trecho sugere que ele trabalha no terminal BTP (Brasil Terminal Portuário), que opera desde 2013 na margem direita do Porto de Santos.

Pelo menos três jacarés se aproximam para comer. “Olha o tamanho do bicho, filha, tem um monte. Olha quantos estão vindo para comer o pão”, prossegue o homem. Depois de comerem, os animais voltam para a água.

Esta não é a primeira vez que jacarés são flagrados no Porto de Santos. No ano passado, autoridades ambientais foram chamadas para recolher um jacaré que transitava em uma das avenidas da região.

Ambientalistas e biólogos consultados pelo Folha Santista alertam que não se deve alimentar animais silvestres e os jacarés podem ser perigosos. Tão pouco os jacarés devem ser mal tratados. O avanço da industrialização nas áreas naturais, como o manguezal da região do cais, acaba reduzindo o território dos jacarés, o que explica a sua presença em áreas da cidade, bem como o aumento da mortalidade.