Foto: Arquivo/Reprodução/Facebook/Viver em Santos

A chuva que atingiu a Baixada Santista, nesta sexta-feira (30), provocou vários pontos de alagamentos nas cidades da região. Em Santos, os bairros do José Menino, Boqueirão e a Zona Noroeste, principalmente, amanheceram com ruas alagadas.

Uma das razões pode ser explicada porque as comportas dos canais 1 e 2 permaneceram fechadas até, pelo menos, o início da tarde, conforme denúncia de internautas.

No Canal 1, técnicos da prefeitura ainda tentavam fazer o equipamento funcionar. No entanto, no Canal 2, não havia nenhum representante da administração municipal para tentar abrir a comporta.

Um funcionário da prefeitura tentava, manualmente, abrir a comporta do Canal 1 – Foto Arquivo pessoal

“A prefeitura contratou uma empresa para executar o serviço de automatização das comportas. O serviço foi atestado e as comportas simplesmente não funcionam. As dos canais 1 e 2 raramente funcionam”, conta o arquiteto e urbanista José Marques Carriço.

“A cidade está enchendo e as pessoas não estão entendendo o que está acontecendo. Todo mundo acha que a culpa é de São Pedro ou de gente que joga lixo na boca de lobo, o que não acontece. A cidade não enche por causa de lixo na boca de lobo. Enche porque as comportas dos canais não são operadas como deveriam”, reclama o arquiteto.

O Folha Santista pediu um posicionamento da prefeitura a respeito do problema. “Segundo a Subprefeitura da Zona da Orla Intermediária, o equipamento das comportas no Canal 1 e Canal 2 apresentaram falha na sua automação, quando acionadas para abertura, nesta manhã. Por isso, o serviço teve que ser feito de forma manual e, diante disto, não foi possível sua abertura em 100%. Informa, ainda, que a empresa que executou a instalação já foi acionada para solução do problema o mais rápido possível”, diz a nota.

Zona Noroeste

A forte chuva e os alagamentos deixaram o novo viaduto da entrada de Santos, que faz o sentido Centro-Zona Noroeste, intransitável para veículos de passeio. Somente os ônibus foram liberados a trafegar no local, entre o fim desta manhã e o começo da tarde.

A Avenida Nossa Senhora de Fátima, como de hábito, voltou a alagar em vários pontos. Em consequência da enchente formada no primeiro trecho da avenida, agentes da CET de Santos colocaram placas para indicar que somente ônibus poderiam transitar no local.

Com ondas de até 2 metros e ventos intensos, a Baixada Santista entrou em estado de atenção para ressacas. A previsão é de maré alta para os próximos dias.

Congestionamentos

A chuva causou congestionamentos, inclusive, em algumas vias importantes, tais como a Avenida Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente, e a Praça dos Andradas, em Santos. A visibilidade na Rodovia Anchieta ficou muito prejudicada.

Foto: Reprodução/ Laércio Firmiano

Em São Vicente, um carro caiu dentro de um canal, depois de o motorista perder o controle do veículo. Conforme informaram testemunhas, um homem e uma idosa estavam no carro, porém, não se feriram.

Assista aos vídeos: