Foto: Reprodução/YouTube

Um trem bateu em um caminhão que fazia uma manobra na linha férrea do Porto de Santos. O acidente foi filmado por câmeras de segurança do local. Ninguém ficou ferido.

O caminhão bitrem saiu do terminal 12A e tentava acessar a rua Xavier da Silveira, quando foi atingido pelo trem na cruzamento de nível junto à praça Cândido Gafreé, no bairro Paquetá.

A conversão realizada pelo caminhão não seria considerada proibida, mas, aparentemente, o motorista não conseguiu atravessar o trilho ante de ser atingido. Nas imagens, é possível verificar que segundo semirreboque acaba sendo atingido pelo trem e todo o caminhão é arrastado por alguns metros, até que o trem realizar uma parada total.

Além do caminhão e do trem, parte do do muro da via férrea foi danificado.

A VLI Logística, empresa responsável pelo trem, informou, em nota enviada ao Folha Santista, que “lamenta o registro ocorrido na última quarta-feira (12) e informa que a colisão não causou vítimas. A empresa esclarece ainda que todos os procedimentos de segurança foram adotados, como o acionamento da buzina para alertar, e, em seguida, os freios de emergência”.

“Antes de atravessar uma linha férrea é importante que pedestres e motoristas sigam as orientações de ‘pare, olhe e escute’. Um trem pode demorar até um quilômetro para parar totalmente. O Código de Trânsito Brasileiro – artigo 212 – determina que o motorista deve parar o veículo antes de transpor a linha férrea. O condutor que não obedece a essa norma, comete infração gravíssima, pode levar multa e perder pontos na carteira”, alerta o comunicado da empresa.

A VLI destacou ainda que “promove campanhas de conscientização para reforçar os cuidados e o comportamento preventivo durante a interação com a linha”.