Todos os tripulantes do navio Sofie Bulker, que chegou ao Porto de Santos com um clandestino infectado com coronavírus, testaram negativo. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (12).
A embarcação está em quarentena preventiva de 14 dias e o clandestino permanece em isolamento. O Sofie Bulker saiu do Porto de Douala, em Camarões, e chegou na entrada do cais santista na última quarta-feira (5).
O navio permaneceu na área de fundeio até receber autorização para atracar no Porto de Santos, na última segunda-feira (10), quando o clandestino foi localizado. Ele fez diversos exames e, apesar de não apresentar sintomas aparentes, foi diagnosticado com coronavírus.
Segundo a Anvisa, nenhum outro tripulante apresentou febre, tosse e a oximetria estava dentro dos parâmetros. Os tripulantes fizeram testes sorológicos a partir de coleta de sangue.
O clandestino fez um segundo exame, o teste RT-PCR, que busca identificar o material genético do vírus no corpo humano, ainda de acordo com a Anvisa, que afirmou esperar o resultado para definir os próximos passos.