Foto: EBC

Um tripulante clandestino, que, posteriormente testou positivo para coronavírus, foi encontrado a bordo do navio Sofie Bulker nesta segunda-feira (10). A embarcação atracou no Porto de Santos, por volta das 13h, onde iniciaria o embarque de açúcar.

O homem, que ainda não teve a nacionalidade revelada, foi localizado pouco depois da atracação e encaminhado para a realização de diversos exames de saúde. Apesar de não apresentar sintomas aparentes, ele foi diagnosticado com coronavírus.

Devido ao resultado, o restante da tripulação também precisará passar por testes de covid-19 nas próximas horas. O navio agora deverá permanecer em quarentena por 14 dias, seguindo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Sofie Bulker saiu do Porto de Douala, em Camarões, e chegou ao cais santista na última quarta-feira (5). A embarcação permaneceu na área de fundeio receber autorização para atracar na tarde desta segunda.

O clandestino teria planos de entrar ilegalmente no Brasil e agora deve ser enviado de volta ao país de origem. Cumprida a quarentena, o navio deverá ser autorizado a fazer o embarque de 26 mil toneladas de açúcar a granel para exportação.