Urna eletrônica brasileira (Foto Roberto Jayme/Ascom/TSE)

A cada 4 brasileiros, 3 defendem a manutenção das urnas eletrônicas nas eleições do país. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (3), 73% consideram que o sistema, adotado gradualmente no Brasil desde 1996, tem que ser mantido. Outros 23% querem que o voto em papel volte a ser usado e 4% não souberam responder.

Desde ao menos 2018, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem questionado a votação por meio do equipamento. Ele lança teorias com dúvidas sobre a lisura do sistema, sem comprovação ou apresentação de evidências, no que é acompanhado por seus filhos e apoiadores em redes sociais. Mesmo tendo sido eleito com ele.

Por isso, é fácil de entender que a reprovação ao sistema seja maior entre seus apoiadores, de acordo com o Datafolha. Daqueles que respaldam o governo do atual titular do Planalto, 32% querem a volta do voto em papel. Já entre os que reprovam o governo, apenas 17% defendem esse tipo de votação, que não é mais usado.

A pesquisa foi realizada por telefone com 2.016 pessoas em todos os estados, entre 8 e 10 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Maioria confia

Do total de entrevistados, 69% disseram que confiam muito ou um pouco no sistema de urnas informatizadas. Outros 29% afirmaram que não confiam. Aqui, novamente, o descrédito é maior na parcela dos que aprovam o governo Bolsonaro: 38% dos entrevistados que se enquadram nessa categoria não confiam nas urnas eletrônicas. E 45% dos que o reprovam disseram confiar muito no sistema.

Uma pesquisa inédita do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) feita em 2020 mostrou que as urnas eletrônicas são o maior alvo de notícias falsas sobre eleições no Brasil entre conteúdos que circulam no YouTube e no Facebook.

As urnas eletrônicas foram submetidas, em 2019, a um grupo de peritos da Polícia Federal, que encontrou duas falhas consideradas superficiais no sistema. De acordo com o TSE, as falhas detectadas não alteram a segurança do processo eleitoral.

Com informações da Folha de São Paulo