Entre 25 de dezembro e 1º de janeiro, Guarujá registrou mais de 4 mil denúncias sobre som abusivo nas praias - Créditos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Tolerância zero. A segurança pública de Guarujá passará a apreender, a partir desta segunda-feira (8), caixas de som ligadas nas praias da cidade.

Segundo o Código de Posturas Municipal, é proibido o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões. Até então, a rotina era de orientar e conversar, solicitando o desligamento do aparelho.

“A partir desta semana, porém, com reforço de policiais militares, da guarda municipal e da força tarefa de fiscalização, o som passará a ser apreendido, uma vez que existe sinalização da proibição em todas as praias, além da distribuição de panfletos informativos e orientação de fiscais”, diz a prefeitura.

Importunação

Ao longos das festas de fim de ano, entre 25 de dezembro e 1° de janeiro, Guarujá registrou 4.711 equipamentos emitindo ruídos nas praias de Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco. Todos foram desconectados.

No mesmo período, foram distribuídos 7.855 panfletos informativos ao longo das praias, orientando banhistas e ambulantes sobre as práticas proibitivas, com base em legislação municipal.

A cidade também veta animais, tendas e barracas, churrasqueiras e bicicletas em suas praias.

 

Com informações da Folha de São Paulo