O Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

O navio Costa Fascinosa tem, no momento de 37 casos suspeitos de Covid-19 a bordo, sendo que uma nova suspeita foi registrada na quarta-feira (8/4). Com essa informação, a quarentena recomeçou e agora termina no dia 21 de abril.

Os boletins de saúde são enviados pela embarcação para a Anvisa todos os dias até as 21h.

O último desembarque para atendimento médico de emergência aconteceu no sábado (4/4) quando um dos médicos da embarcação precisou ser levado para um hospital.

Um novo médico da empresa que administra o navio já embarcou no Costa Fascionosa nesta quinta (9/4) para recompor a equipe de saúde a bordo, que agora conta com quatro enfermeiros e dois médicos novamente.

Na terça-feira (7/4) eram 42 casos suspeitos, na segunda-feira (6/4), havia 43 casos a bordo.

O número de casos a bordo varia de acordo com o desaparecimento de sintomas em pessoas já notificadas e com o aparecimento de novos casos suspeitos.

Scenic Eclipse

Tambem na quinta- feira (9/4) o navio Scenic Eclipse deixou o Porto de Santos. O navio estava atracado desde o dia 2 de abril no local, quando solicitou permissão para desembarcar 54 tripulantes.

Antes da chegada ao Brasil, a embarcação já havia permanecido por 26 dias no mar, sem nenhum registro de suspeita de Covid-19 a bordo. Por isso a embarcação não entrou em quarentena.

Ao todo 54 tripulantes deixaram a embarcação do dia 3 a 8 de abril, todos para retorno imediato aos seus países de origem.

A saída do navio aconteceu às 15h30. A embarcação segue viagem com os 74 tripulantes que permaneceram a bordo. A definição do destino da embarcação é da empresa responsável pelo navio.

*Confira a situação de cada embarcação (atualização 9/4 – 17h) *

  • MSC Seaview: Desembarcou 54 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.
  • MSC Poesia: Desembarcou 14 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.
  • MSC Música: Desembarcou 39 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.
  • Scenic Eclipse: Encerrou o desembarque de 54 tripulantes na quarta-feira (8/4). Não tem casos suspeitos a bordo. O desembarque teve iniciou na sexta-feira (3/4). O navio deixou o Porto de Santos na quinta-feira (9/4).
  • Costa Fascinosa: tem 37 casos suspeitos a bordo, o último foi notificado na quarta-feira (8/4). Dez tripulantes desembarcaram para atendimento hospitalar (incluindo um dos médicos da equipe de bordo), 75 tripulantes brasileiros desembarcaram no domingo após serem avaliados clinicamente e testados para Covid-19 com resultado negativo. A quarentena do navio vai até o dia 21 de abril.