O Scenic Eclipse deixa o Poero de santos com 74 tripulantes- Foto: Ronaldo Barreto

O navio Scenic Eclipse deixa o Porto de Santos nesta quinta-feira, às 15h30. O navio estava atracado desde o dia 2 de abril no local, quando solicitou permissão para desembarcar 54 tripulantes. A embarcação segue viagem com os 74 tripulantes que permaneceram a bordo. A definição do destino da embarcação é da empresa responsável pelo navio. As informações são da Anvisa.

Antes da chegada ao Brasil, a embarcação já havia pemanecido por 26 dias no mar, sem nenhum registro de suspeita de Covid-19 a bordo. Por isso a embarcação não entrou em quarentena.

Ao todo 54 tripulantes deixaram a embarcação do dia 3 a 8 de abril, todos para retorno imediato aos seus países de origem.

Outros

Três navios de cruzeiros permanecem na área de fundeio do Porto de Santos após realizar o desembarque de tripulantes na terça-feira (7/4). Os navios são o MSC Poesia, MSC Seaview e o MSC Música, que juntos desembarcaram 107 tripulantes para fazer o retorno destas pessoas aos seus países de origem.

Os navios já estavam parados e sem passageiros desde meados de março quando os cruzeiros foram encerrados no Brasil em razão da pandemia de Covid-19. Os três navios da MSC não se encontram em quarentena, já que não tiveram suspeitas de Covid-19 a bordo.

Isso significa que as embarcações podem até mesmo deixar o Porto de Santos, mas esta é uma decisão da companhia responsável pelos navios que pode optar por manter suas tripulações em fundeio já que os cruzeiros marítimos não estão operando.

O navio Costa Fascinosa possui neste momento 42 casos a bordo suspeitos de Covid-19. Um novo caso foi informado na terça-feira (7/4). Com isso, o prazo de 14 dias de quarentena começou a contar novamente. Com o caso da terça-feira a quarentena está estendida até o dia 21/4, caso não haja novos casos a bordo.

O número de casos a bordo do Costa Fascinosa varia de acordo com o desaparecimento de sintomas em pessoas já notificadas e com o aparecimento de novos casos suspeitos.

De acordo com os dados de segunda-feira (6/4), haviam 43 casos a bordo, sendo um novo. Já os números da terça-feira (7/4) mostram 42 casos, sendo um novo.

De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil o desembarque de estrangeiros no país, por via marítima, só pode ser realizado para retorno imediato ao país de origem por via aérea ou em caso de urgência de saúde.