Os tripulantes foram trazidos pela embarcação Fabiana para o Porto de Santos - Reprodução

Quatro tripulantes do navio Costa Fascinosa, que está fundeado no porto de Santos, foram desembarcados para atendimento médico com suspeita de Covid-19. A embarcação possui ainda 760 tripulantes a bordo, depois dos 4 desembarques. Todos foram levados para o Hospital Beneficência Portuguesa.

O navio estava fundeado na barra e sem operar no porto de Santos desde o dia 17 de março, devido o encerramento dos cruzeiros no país.

No dia 19 de março foi feita uma determinação para que o navio cumprisse quarentena até o dia 28 de março. Isso porque passageiros que estiveram no navio ainda durante a temporada deram resultado positivo para Covid-19 dias após o desembarque do cruzeiro.

Estes três passageiros haviam deixado o Costa Fascinosa no dia 14 de março, por isso o navio já estava cumprindo quarentena até o dia 28 deste mês.

Os quatros tripulantes seguiram para o atendimento hospitalar local e as informações sobre estado de saúde serão atualizadas pelas autoridades locais.

https://www.facebook.com/glauco.braga.3/videos/1890301614428072/

Vídeo

Nas imagens do vídeo divulgado pelo Sindicato dos Estivadores, os tripulantes são trazidos por dois homens que ocupavam uma embarcação de nome “Fabiana”. Eles colocam as pessoas na ambulância, conversam com um outro usando apenas de máscara e luvas e entram na embarcação, que pertence à empresa Fabiana Transportes Marítimos Ltda, e vão embora.

Procurada pelo Folha Santista, a Secretaria de Saúde de Santos informou que os casos envolvendo tripulantes devem ser solicitados para a Comunicação da Anvisa, órgão responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos.

A Codesp disse que a coordenação e as ações para retirada dos tripulantes suspeitos de contágio pelo novo coronavírus são de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ponto a ponto da situação do Costa Fascinosa , segundo a Anvisa

Em 19/03/2020 recebemos a informação de que uma passageira que esteve no cruzeiro de 08/03/2020 a 14/03/2020, com embarque e desembarque no Porto de Santos, do Navio Costa Fascinosa, é caso confirmado de COVID-19.

A embarcação Costa Fascinosa já encontrava-se fundeada no Porto de Santos. Com a confirmação, foi emitida Notificação determinando a quarentena dos tripulantes por 14 dias, a contar do dia 14/03/2020, data do desembarque da passageira.

Também foi solicitado apoio da Capitania para a eventual remoção de tripulantes que viessem a apresentar sintomas com necessidade de atendimento/isolamento em terra.

Em 24/03/2020, o navio relatou o aparecimento de dois casos suspeitos de COVID-19 em dois tripulantes filipinos, de 23 e 42 anos de idade respectivamente.

Em 25/03/2020 às 11h, foi feito o desembarque dos dois tripulantes por lancha, sob supervisão da Anvisa e encaminhamento para atendimento na rede de saúde local.

Na data de 26/03/2020, fomos comunicados sobre mais 2 tripulantes apresentando sintomas respiratórios relacionados a COVID-19 na embarcação Costa Fascinosa. Um indonésio e outro filipino.

Desde o dia 19/03/2020 toda a tripulação está sendo mantida em suas cabines, sem acesso a áreas comuns do navio. O acesso a estas áreas se dá somente com a aprovação do comandante e por justificados motivos.

A temperatura de toda a tripulação está sendo verificada duas vezes ao dia e os resultados que causem alerta estão sendo informados à Anvisa pelo sistema de notificação.

Todas as refeições estão sendo deixadas na porta de cada cabine visando não haver trânsito no navio para alimentação.

Todos os dias o navio está sendo higienizado com HB Quat da Ecolab.

O ar condicionado também não está sendo usado para recirculação de ar. Há troca de ar o tempo inteiro.

Só tem acesso livre às dependências do navio os responsáveis por atividades preponderantes e não adiáveis.

Foi solicitado o Medical log book para verificação e também o envio de relatório diário do estado de saúde dos tripulantes a bordo para acompanhamento.