Divulgação

Já está funcionando na Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia, o Túnel de Sanitização, igual aos instalados em hospitais, por onde passam práticos, marítimos e colaboradores, antes e depois de cada manobra. Dentro do túnel, recebem uma névoa de produto químico que garante proteção contra a Covid-19. No caso de operações em que a Praticagem tenha sido avisada de suspeitas de tripulantes com a doença, os práticos passam inclusive com as roupas (macacões) e óculos especiais para garantir uma proteção maior.

Esse equipamento, usado também em hospitais, empresas e em navios, permite a sanitização de roupas, calçados e acessórios das pessoas em deslocamento, por meio de um sistema de pressão e vazão, mais eficiente do que a pulverização tradicional. Os produtos utilizados não trazem riscos à saúde e seguem as normas técnicas da Anvisa.

Para Lelio Cônsole, Vice-Presidente da Praticagem do Estado de São Paulo, que acompanhou a instalação, o novo equipamento traz mais segurança para o trabalho: “Estamos muito preocupados com a segurança, montamos um grupo de crise para tratar todas as questões ligadas à Covid-19, e esse é mais um procedimento entre muitos que foram adotados. Além da desinfecção da sede, do estaleiro e das lanchas, também contratamos a mesma empresa para cuidar da destinação do nosso material de descarte, com o serviço homologado pela Secretaria de Saúde”.

O prático acredita que o mais importante é fortalecer a segurança para garantir que os práticos e marítimos não sejam vetores da doença para suas famílias e para a comunidade. “No grupo de crise discutimos os problemas que vão acontecendo, como a falta de máscara em tripulantes de navios que chegam ao Porto de Santos, comunicando esses fatos para o Sindamar, a Capitania dos Portos e a Santos Port Authority, para que todas as providências sejam realizadas antes do embarque dos práticos”.