O médico Danilo Bargieri, que trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Samambaia, em Praia Grande, e foi demitido, de acordo com ele, depois que afirmou em vídeo que a Prefeitura da Cidade mascarava e omitia os casos do novo coronavírus no Município, declarou, nesta terça-feira, que testou positivo para a doença. Virou estatística.

“É provável que eu tenha contraído na UPA/Samambaia depois que atendi um paciente com suspeita da doença”, disse o médico. Ele lembrou que começou a perceber os sintomas três dias depois da sua demissão (23/03). “Fiz o exame na sexta-feira passada e peguei o resultado hoje (terça-feira) e vejo que deu positivo e esse teste (swab oral e nasal) não precisa de contraprova”, afirmou Bargieiri, de 35 anos e oito de formado.

O médico está sem emprego e com coronavírus- Divulgação

O swab é um exame onde se pede para o paciente assoar (limpar) o nariz caso haja secreções. O objetivo é colher um esfregaço de células e não secreção nasal. Introduzir o swab na cavidade nasal (cerca de 5 cm), direcionando-o para cima (direção dos olhos), com uma angulação de 30 a 45º em relação ao lábio superior.

Bargieiri disse que teve febre , dores pelo corpo , pouca falta de ar e começou a tomar os remédios por conta própria. “Estou bem melhor do que eu estava antes . Ainda estou uns 60%, mas numa melhora”. Ele não decidiu que irá acionar a empresa na Justiça.

Outro lado
A direção da UPA Samambaia esclarece que, desde o último dia 16/03, houve alteração da empresa médica que atuava na unidade. Desta forma, alguns profissionais, inclusive o mencionado pela reportagem, não foram recontratados pela nova empresa, não podendo exercer atividades profissionais na UPA. Informamos também que não é possível afirmar que ele teria sido contaminado durante o período em que exerceu atividades na UPA, tendo em vista, inclusive, que o profissional não atua no local há mais de 2 semanas.

Entenda o caso
Bargieiri resolveu utilizar as redes sociais para denunciar que a Prefeitura de Praia Grande está mascarando os dados sobre o coronavírus no Município. A empresa que terceiriza os serviços de saúde na Cidade negou a informação.

Na sequência, Bargieri fez outro vídeo informando que sua atitude gerou uma reação por parte de seu patrão. “Por conta de eu querer informar a população de maneira geral que os dados vêm sendo mascarados, eu acabei sendo demitido. Isso só prova para nós que os dados estão sendo mascarados”.

Como a demissão aconteceu no final de semana e, de acordo com Bargieri, foi feita de maneira ilegal, por telefone, o médico foi trabalhar normalmente na manhã de segunda feira (24). Segundo ele, em outro vídeo, a entrada foi proibida. “Os dados são mascarados, a população continua sendo tapeada. Vamos esperar o caos”, relatou.

O prefeito Alberto Mourão, de Praia Grande, chegou a divulgar um vídeo rebatendo as denúncias de Bargieri.